Análise do filme - Fé demais não cheira bem


O filme “Fé demais não cheira bem”, nos mostra um falso pregador chamado Jonas, um charlatão, que usa os seus truques para atrair e enganar as pessoas, parando em cidade e cidade com sua equipe, para montar o seu espetáculo. No decorrer do filme, percebemos como as pessoas podem agredir o cristianismo, a fé cristã, fazendo com que muitos caiam no “conto do vigário”. São diversos abusos, principalmente financeiros, prometendo curas e milagres em troca de dinheiro. O filme é mais antigo, mas relata uma realidade que está muito bem presente em nossos dias, com seitas e falsos cultos que enganam multidões prometendo um Deus que na realidade não é o Deus do verdadeiro cristianismo. É o legítimo tomar o nome de Deus em vão, como se Deus tivesse que agir no momento em que o homem quer.

Podemos perceber aspectos negativos e positivos também. Diversas cenas do filme são até engraçadas, com um tom de humor, mostrando o auge do espetáculo e delírio do povo injetado pela injeção da adrenalina. O xerife da cidade, vendo todo o engano, não acredita no pastor Jonas, e desmascara suas fraudes em frente ao público. Alguns acreditam no xerife e outros não. No entanto, esse pastor conheceu uma garçonete num restaurante, e ela tinha um irmão que não podia andar. Esse menino vai ao culto do pastor, e pede para ser curado. O pastor ignora o possível milagre, pois tudo que fez até o momento foi espetáculos e pessoas sendo pagas para se passarem por pessoas curadas. Portanto o menino olha para Cristo, pregado na cruz, e pede que “se for da vontade de Deus”, ele fosse curado. Um milagre acontece. O menino consegue andar. O pastor fica sem palavras e imagina que o menino estava o enganando, mentindo, que não conseguia caminhar.

Nalgum tempo depois, o menino pede para ir embora com o pastor e a equipe, para servir. O pastor percebe que o menino não o enganou, e cai a ficha, percebendo o erro que sempre cometeu. O filme nos mostra que Deus age no seu tempo, nunca no tempo do homem. Naquele momento o menino foi curado, para mostrar que tudo depende de Deus, e não daquele pastor. Outro ponto, é que as pessoas vieram pedir ajuda para o pastor, e ele ignorou todos. Ele só pensava no próprio bolso. Está muito presente hoje a teologia da prosperidade. Está forte a ideia de que se o ser humano sofre, é por falta de fé. No entanto, quando alguém precisa “um prato de comida”, o pastor ignora, e pede para ir na igreja dar o dinheiro que tem, para assim ganhar as bênçãos de Deus. É triste essa realidade em que muitos caem.

No final do filme, o pastor vai embora sozinho daquele lugar pegando uma carona. O povo estava esperando chuva, pois havia seca naquele lugar. Também veio a chuva, no tempo de Deus, para mostrar que Deus está no comando de tudo. As pessoas correm para o tabernáculo, olham para a cruz e agradecem a Deus pela chuva. Isso mostra, em quem as pessoas acreditaram verdadeiramente no final. Através do charlatão, muitas pessoas vieram a crer em Cristo. Porém, ele precisava ir embora de lá, pois não adiantaria continuar enganando as pessoas e fazerem elas crerem num falso deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão Centrípeta, Centrífuga e Sanguessuga

Estudo - Estado intermediário da alma ou escatologia individual