Fantasmas existem?


       O que podemos falar sobre fantasmas, será que eles existem? Com certeza alguém já teve medo ao ouvir um barulho dentro de casa, viu algum vulto, e pensou que fosse algum fantasma. Ainda mais depois de assistir algum filme de terror, ou relativo à fantasmas, parece que eles estão debaixo da cama ou do sofá. Também, já devem ter ouvido alguém falar que já viu fantasmas ou presenciou aparições.

     Primeiramente, vamos ver o significado da palavra “fantasma”. Segundo o dicionário Aurélio, fantasma é uma imagem ou visão quimérica (ilusória) e assustadora, ou aparição sobrenatural de pessoa morta. No grego phantasma, se refere à uma aparição ou aparência. Termo usado no Novo Testamento apenas em Mateus 14.26 e Marcos 6.49. Em hebraico, se refere à “lilith”. Apenas uma vez relatado no Antigo Testamento, em Isaías 34.14, onde segundo a crença popular, eram demônios femininos que habitavam lugares desertos.

        Encontramos alguns textos bíblicos referentes à aparições:

1-   Em 1Samuel 28.7-19, o Rei Saul procura uma mulher médium para consultar e perguntar a Samuel o que fazer. Samuel já havia morrido. Ela consegue se comunicar com Samuel, relatando que o vê Samuel subindo envolto de uma capa (v.14).

2-   Em Mateus 17.1-8 (Transfiguração), Pedro, Tiago e João veem Moisés e Elias com Jesus por um curto período de tempo.

3-   Em Lucas 16.19-31, na história contada por Jesus, o homem rico pede que Lázaro volte para advertir aos que ainda vivem. Abraão diz que de nada adiantaria, porque se as pessoas recusavam a acreditar na Palavra de Deus escrita, mesmo que alguém ressuscitasse dos mortos iriam acreditar.

4-   Em Mateus 14.26 e Marcos 6.49, os discípulos ao verem Jesus caminhando sobre as águas, exclamaram: “É um fantasma”. É possível que os discípulos também já ouviram falar sobre “fantasmas” ou “aparições”.

Em Isaías 34.14, lemos na tradução ARA: “As feras do deserto se encontrarão com as hienas, e os sátiros clamarão uns para os outros; fantasmas ali pousarão e acharão para si lugar de repouso”. Nesse contexto, apresentado pelo profeta Isaías, é que o povo de Edom por ter se afastado de Deus, sofreria terríveis castigos. O lugar ficaria abandonado, e habitado por animais selvagens. Aqui, nesse lugar desolado, os fantasmas encontrariam repouso. Por ser uma linguagem popular, nesse lugar não viveria mais que animais selvagens e “fantasmas”. Ou seja, ocorreria o pior que a imaginação humana poderia pensar. No entanto, esse texto não apoia a ideia de que existe fantasma ou vida incorpórea após a morte.

Em algumas passagens bíblicas, percebemos que Deus permitiu a interação entre os mortos e os viventes em alguns momentos. Essas interações foram raras e não foram tão comuns. Por isso, a Bíblia afirma que aqueles que morrem não ficam perambulando por aí, como algumas pessoas dizem: “alma penada vagando”. Ao morrer o corpo volta para a terra, e o espírito volta para Deus (Eclesiastes 12.7). Aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disto, o juízo (Hebreus 9.27). Segundo a Bíblia, os homens morrem e esperam o julgamento de Deus, o que nega a história do espírito ficar vagando pela terra.

Em Jó 7.9-10, afirma que aquele que desce à sepultura, jamais tornará a subir. A pessoa morre, é sepultada e não é mais vista na terra. Quem está morto, não pode mais voltar. Na parábola do rico e do Lázaro, fica claro que o rico não podia sair do inferno. Por isso, não existem fantasmas ruins que voltam para nos assombrar. A parábola também revela que Deus não usa mortos para nos ajudar e que fantasmas bons também não existem.

No texto da transfiguração do Senhor, apareceram Moisés e Elias que haviam morrido séculos antes. Eles apareceram em glória, como a Bíblia nos dias que todos os salvos estarão na eternidade. Não eram fantasmas. Também não conversaram com os discípulos, apenas com Jesus que é Deus.

Visões de coisas sobrenaturais que muitas pessoas afirmam terem presenciado, pode ser uma ação exclusiva de demônios. As Escrituras ensinam que o diabo é o pai da mentira (João 8.44) e que ele pode tomar a forma de anjos de luz (2 Coríntios 11.14). Ensinam que o diabo é enganador (1Timóteo 4.1-2). As manifestações dos chamados fantasmas, pode ser que sejam demônios que induzem o homem ao erro.

O exemplo bíblico mais próximo de uma “assombração” é encontrado em Marcos 5:1-20. Uma legião de demônios possuía um homem e o usava para assombrar um cemitério. Não havia fantasmas envolvidos. Era um caso de uma pessoa normal sendo controlada por demônios para aterrorizar as pessoas daquela área. Os demônios só procuram “roubar, matar e destruir” (João 10:10). Eles farão qualquer coisa ao seu alcance para enganar e afastar as pessoas de Deus. Esta é muito provavelmente a explicação de qualquer atividade “fantasmagórica” hoje. Quer se chame um fantasma, um vampiro ou uma assombração, se houver atividade espiritual maligna genuína, é obra de demônios.

Não devemos ficar fascinados com o mundo dos espíritos, mas apenas fascinados com o Deus criador e o seu maravilhoso caráter e atributos (Salmo 27.40; Salmo 73.25). Lemos em Levítico 19.31: “Não se voltem para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procurem, pois vocês serão contaminados por eles”. Deuteronômio 18.9-14, também se refere a não procurar tais práticas, incluindo também quem consulta os mortos.

No entanto, é bíblico acreditar em demônios e que muitas “assombrações” ou são ilusões de impostores, ou realmente envolvem uma atividade demoníaca. O uso de canais para procurar a ajuda de “espírito guia” ou “espírito ajudante”, ou para procurar cartões de Tarô, participar de sessões espíritas, é um convite para o envolvimento de demônios em sua vida. É bíblico não ficar tão obcecado pela existência do mundo dos espíritos. Em nenhum lugar das Escrituras podemos encontrar qualquer precedência para assim agir. Santo Agostinho dizia: “O diabo é como um cão amarrado em uma corrente. Ele só te atacará se você se aproximar dele”.

O que podem ser essas manifestações então?

1.   Algumas dessas experiências místicas são frutos da mente de alguém que, por motivos diversos, acredita que viu um espírito desencarnado.

2.   Influenciado por um misticismo exacerbado e induzido por questões periféricas, o “vidente” acredita que efetivamente aquilo que viu é uma manifestação espiritual.

3.   A visão de espíritos desencarnados pode ser efeito de drogas ou algum tipo de alucinógeno.

4.   Essa visão pode ser uma ação exclusiva de demônios.

5.   Existem muitas histórias inventadas só para assustar as pessoas ou ganhar fama.

No entanto, acreditar em fantasmas é colocar crendices populares acima da santa e infalível Palavra de Deus.

Por isso, devemos estar consumidos pela Palavra de Deus (Salmo 119) e nos dedicar a conhecer a Cristo (Filipenses 3:8-10), a oferecer nossas vidas como um sacrifício vivo (Romanos 12:1-2), e a fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28:18-20, etc.). A única liberdade que os incrédulos podem ter do pecado e do inimigo é através do que encontramos apenas em Cristo (João 8:32-36; Romanos 6:16-23; Efésios 2:1-10). Precisamos nos concentrar em compartilhar o Evangelho de Cristo com outras pessoas. O Evangelho é o poder de Deus para libertação do pecado e de Satanás (Romanos 1:16; 1 Coríntios 1:18).

Referências:

https://pleno.news/opiniao/renato-vargens/fantasmas-o-que-a-biblia-tem-a-dizer-a-respeito.html

https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/a-biblia-fala-de-fantasmas/

https://www.respostas.com.br/fantasmas-existem/

https://www.gotquestions.org/Portugues/fantasmas-assombracoes.html

http://www.ensinamentosdabiblia.com/2013/03/fantasmas-e-espiritos-existem.html

http://renatovargens.blogspot.com/2014/11/fantasmas-existem-o-que-biblia-tem.html

http://www.voceparadeus.com/2016/08/biblia-diz-sobre-fantasmas-e-assombracoes.html

http://www.eismeaqui.com.br/perguntas-biblicas-topicas/o-que-a-biblia-diz-sobre-fantasmas-assombracoes/

https://bibliaeaciencia.wordpress.com/2015/08/17/fantasmas-sera-que-eles-existemo-que-a-biblia-diz-sobre-fantasmas/

http://andandonalinhacerta.blogspot.com.br/2013/03/o-que-biblia-diz-sobre-fantasmas.html

https://efesios612.com/category/espiritos-e-fantasmas/

http://www.gospel10.com/forum/topico--fantasmas-e-espiritos-o-que-dizer-sobre-eles--1509

http://www.mortesubitainc.org/espiritos-fantasmas/textos-fantasmas/fantasmas-segundo-a-biblia

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão Centrípeta, Centrífuga e Sanguessuga

Análise do filme - Fé demais não cheira bem

Estudo - Estado intermediário da alma ou escatologia individual